1. Justificativa
A Escola precisa conhecer e valorizar a pluralidade sócio-cultural brasileira reconhecendo entre outras a contribuição da cultura indígena para o patrimônio do nosso país.
“Com os índios aprendemos”… os alunos da educação terão oportunidade de pesquisar a vida e costumes indígenas não como uma sombra longínqua, perdida no tempo da chegada dos portugueses, mas como povos presente.
2. Objetivos:
- Pesquisar usos e costumes indígenas.;
- Fazer um paralelo através de gravuras da rotina diária de um curumim e as crianças que moram na cidade;
- Entender o índio como uma pessoa real e atual;
- Aproximar a realidade da vida indígena da criança branca, evitando discriminação;
- Relacionar a influência indígena da criança branca, evitando discriminação;
- Relacionar a influência indígena presente na alimentação, vocabulário e nos costumes;
- Apreciar a arte indígena.
3. Etapas do projeto:
Sensibilização através da poesia ilustrada, as crianças despertam o interesse para a vida e os costumes desses brasileirinhos.
Levantamento das curiosidades dos alunos sobre o tema.
Atividades de pesquisa.
4. Atividades de Língua Portuguesa:
- Estudo do vocabulário indígena presente na linguagem do nosso dia a dia.
- Exploração de lendas indígenas, versinhos e poesias.
- Interpretação de cenas do cotidiano dos índios relacionando com a rotina diária da criança.
- Construção de texto coletivo sistematizando os conhecimentos adquiridos.
5. Oficinas:
- Usando macarrão colorido os alunos confeccionarão colares;
- A culinária será vivenciada e a receita será banana, canela e açúcar ao forno;
6. Culminância:
Visita a feirinha de artesanato e participação na dança TORE com índios dos Cariri em visita à Escola.