O Planeta dos Bichos 2017

Sabendo que a criança constrói o conhecimento, internamente, interagindo com o mundo para aprender como ele funciona e para ressignificá-lo, vemos no conhecimento científico oportunidades de realização de atividades que proporcionaram aos alunos da Educação Infantil o desenvolvimento do conhecimento lógico partindo do pensamento concreto influenciados pelas pessoas que a cercam: colegas, professores, familiares.

– Objetivos:

  • Diferenciar animais pelas características de cada grupo;
  • Compreender que animais têm diferentes formas de se movimentar;
  • Relacionar animais ao seu alimento;
  • Identificar diferentes tipos de abrigos;
  • Conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais aprendendo a respeitar e valorizá-los.

– Conteúdos a serem trabalhados

a) Maternal I

  • Pinguim

b) Maternal II

  • Animais de estimação: cachorros, gato, pássaros.
  • Cuidados que os donos dos animais devem dispensar.
  • Hábitos e reprodução.

c) Jardim I

  • Animais que alimentam os filhotes.
  • Animais que vivem na água.
  • Animais que voam.
  • Animais que pulam.
  • Animais que rastejam.

d) Jardim II

  • Animais da fazenda: vaca, porco, ovelha, cavalo, galinha…
  • Conhecer as características, hábitos, curiosidades.
  • Obs. Apesar de não mais se usar a abordagem “animais úteis”, os animais da fazenda são considerados domésticos e prestam serviços ao homem. A abordagem correta é falar do ovo, do leite, da lã e da montaria.

– Culminância

Exposição de todos os trabalhos e apresentação da coreografia.

 

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