Sabendo que a criança constrói o conhecimento, internamente, interagindo com o mundo para aprender como ele funciona e para ressignificá-lo, vemos no conhecimento científico oportunidades de realização de atividades que proporcionaram aos alunos da Educação Infantil o desenvolvimento do conhecimento lógico partindo do pensamento concreto influenciados pelas pessoas que a cercam: colegas, professores, familiares.
– Objetivos:
- Diferenciar animais pelas características de cada grupo;
- Compreender que animais têm diferentes formas de se movimentar;
- Relacionar animais ao seu alimento;
- Identificar diferentes tipos de abrigos;
- Conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais aprendendo a respeitar e valorizá-los.
– Conteúdos a serem trabalhados
a) Maternal I
- Pinguim
b) Maternal II
- Animais de estimação: cachorros, gato, pássaros.
- Cuidados que os donos dos animais devem dispensar.
- Hábitos e reprodução.
c) Jardim I
- Animais que alimentam os filhotes.
- Animais que vivem na água.
- Animais que voam.
- Animais que pulam.
- Animais que rastejam.
d) Jardim II
- Animais da fazenda: vaca, porco, ovelha, cavalo, galinha…
- Conhecer as características, hábitos, curiosidades.
- Obs. Apesar de não mais se usar a abordagem “animais úteis”, os animais da fazenda são considerados domésticos e prestam serviços ao homem. A abordagem correta é falar do ovo, do leite, da lã e da montaria.
– Culminância
Exposição de todos os trabalhos e apresentação da coreografia.