Justificativa
Nos últimos anos a produção de conhecimentos científicos cresceu muito, especialmente na área das Ciências Naturais, o progresso é visível. Em consequência, o ensino nesta área tornou-se objeto de reflexão pelos educadores.
Trabalhar Ciências Naturais é tão importante quanto ensinar a ler e a escrever, pois a iniciação científica deve ser mediada na 1ª infância da criança quando acontece a fase dos “por quê”.
Do ponto de vista da Educação Ambiental, acreditamos que quanto mais cedo as crianças sejam despertadas para a importância da conservação da vida no meio ambiente mais chances terão de se tornar adultos conscientes e responsáveis por suas atitudes.
Carrossel das Abelhas! Conhecer para Proteger, projeto interdisciplinar que visou sensibilizar os alunos do 1° Ano para a riqueza de animais silvestres que frequentemente são encontrados nas áreas urbanizadas da nossa cidade.
Objetivos
- Desenvolver o gosto pela pesquisa;
- Conhecer a organização das abelhas na colmeia e a produção de mel;
- Valorizar a cultura tecnológica como meio de transformar a realidade;
- Mobilizar interesses das crianças para se aproximarem do objeto do conhecimento – o mel;
- Valorizar o mel junto com o pão, o leite e as frutas como alimentos naturais que contribuem para uma vida saudável.
Conteúdo
- De onde vem o mel?
- Quem o fabrica?
- Que tarefas são necessárias para obtenção;
- Quem se ocupa de sua elaboração;
- Conhecer o trabalho do apicultor. Porque as abelhas não picam;
- Verificar que abelhas dão mel e quais as que picam.
Sequência didática
Sensibilização
1. Proporcionamos aos alunos um lanche usando o mel, biscoito e bolachas. Em seguida na roda de conversa desafiamos a dizerem a origem do mel que eles haviam degustado, os alunos encheram-se de curiosidades sobre o tema.
2. Foi trabalhado A história : “A Abelhinha” de Nireuda Longobardi, editora Paulus.
3. Incentivados, a pesquisa foi realizada na biblioteca, através de vídeos e gravuras. O livro paradidático: “A Abelha” de Ligia Ricetto, editora Nova Espiral foi bastante explorado na Escola e com a família em casa, livro rico de informações sobre a vida das abelhas.
4. Atividades de Língua Portuguesa ajudaram a sistematizar os conhecimentos que os alunos iam construindo. Criaram um texto coletivo : O que aprendemos sobre as abelhas, um dicionário ilustrado e um relato da visita ao meliponário.
5. A visita ao meliponário do SESC Gravatá foi o momento de vivenciar, através da observação a organização social da colmeia e o processo de produção do mel. Por que meliponário e não apiário foi discutido na ocasião .
6. Os textos: “O girassol”, poema de Vinícius de Morais e “As Abelhas” música também de Vinícius foram explorados os textos e criaram uma coreografia da música.
Culminância
Por ocasião do Dia da Árvore os pais foram convidados para a culminância do projeto, foi uma festa, a festa do conhecimento. Os alunos expuseram as produções, os relatórios, fotos das etapas do projeto e coreografias. Os presentes saborearam uma ótima salada de frutas servida com mel de abelha.
Coordenadora: Francisca Figueiredo Rolim
Professoras: Erica, Marília e Joyce.