nosso ensino

Proposta Metodológica

Nossa proposta busca o desenvolvimento integral acreditando que aprender
passa por três instâncias a saber: corpo, mente, afetividade. Para atender esses aspectos investimos na brincadeira e na prática esportiva. Dispomos de espaço para brincar, ginásio poliesportivo, parque aquático e uma excelente equipe orientando nossos alunos na prática da natação, dança e demais esportes (vôlei, handebol, ginástica rítmica).

No aspecto do desenvolvimento cognitivo é incorporada a nossa prática, ações para potencializar a aprendizagem significativa através de aulas dinâmicas com uso de metodologias ativas: pedagogia de projetos incentivando a investigação cientifica, gamificação de conteúdo, programação através das aulas de robótica etc.

A partir do 6º os alunos passam pelo Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Programa de intervenção cognitiva composto de tarefas que otimizam o funcionamento cognitivo, método de aprendizagem onde o aluno “aprende a aprender”. 

Nossos alunos são incentivados e assistidos nas competições: Olimpíada Brasileira de Matemática; Olimpíadas Brasileira de Robótica; Olimpíada Canguru de Matemática; Olimpíada Nacional de Ciências; Olimpíadas Brasileira de Astronomia.

A Educação socioemocional sempre fez parte do trabalho pedagógico da nossa Escola. Fizemos uma parceria com o Educa 21, programa criado por Rossandro Klinjey e Jaime Ribeiro e a partir de 2022 teremos agregado ao livro didático.

A Escola de Educação Parental manterá um calendário de palestras, debates e fóruns direcionados aos pais dos nossos alunos.

Ensino Infantil

Nossa proposta para Educação Infantil é:
Aprender Feliz desenvolvendo vínculos positivos com o conhecimento e o gosto pela descoberta. As vivências, o jogo e as brincadeiras, desenvolvem a habilidade de descobrir em cada informação um significado. Constituem-se aspectos fundamentais do nosso currículo, atividades que englobam as instâncias do aprender: corpo, organismo, afetividade e cognição.

Ensino Fundamental l

Nossa proposta para o Fundamental I busca aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades e competências, valorizando as vivências como forma de reflexão que gera a ação. Realiza atividades lúdicas com o objetivo de estimular o ato de pensar. Desenvolve atividades práticas de construção e experimentação sob forma de projetos. Valores universais são incentivados através de dinâmicas.

Ensino Fundamental ll

Durante o Fundamental II valorizamos a criatividade, afetividade, sociabilidade e solidariedade buscando o bem estar individual e coletivo; Estimulamos o desenvolvimento de habilidades e competências para lidar com novas tecnologias e linguagens; compreender fenômenos; argumentar; elaborar propostas e solucionar problemas; Incentivamos o posicionamento de maneira crítica frente aos novos ritmos e processos além de contribuir ativamente para a melhoria do meio ambiente; Estimulamos trabalhos que envolvam as múltiplas competências (linguística, musical, lógico-matemática, cinestésico-corporal, naturalista, pessoal, espacial e pictórica) desenvolvendo habilidades que conduzam a aprendizagem significativa; Trabalhamos o empreendedorismo com projetos de ação social.

Ensino Médio

De acordo com a BNCC adotaremos a nova arquitetura para o Ensino Médio: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, parte flexível que busca ampliar, aprofundar e diversificar aprendizagens dos alunos em Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova organização do Ensino Médio e especialmente os Itinerários Formativos: Aprofundamento nas áreas do conhecimento, disciplinas eletivas e Projeto de Vida têm por objetivo a formação integral, promover a vivência de valores universais, bem como, desenvolver habilidades que permitem aos nossos alunos ampliar sua visão de mundo, tomada de decisões e agir com autonomia e responsabilidade.