1. Justificativa
A celebração da Páscoa quer queira quer não tem caráter religioso, pois os símbolos e a etiologia da palavra Páscoa são de origem judaica – passagem, renovação. Mesmo a Escola não sendo confessional o conteúdo histórico e social que o evento se fundamenta tem natureza religiosa.
É importante que se trabalhe com os alunos os valores sociais estruturantes que a celebração evidencia e que contribuem para a formação do educando.
Por isso o tema deverá ser abordado considerando virtudes e valores através de atividades lúdicas proporcionando momentos de reflexão, construção e fraternidade.
2. Cronograma:
3. Duração: 14, 15, 16 de abril.
4. Séries envolvidas: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
5. Objetivos:
- Entender o significado dos símbolos coelho e ovo de páscoa.
- Vivenciar a fraternidade através de atividade cooperativas.
- Valorizar alimentos naturais por ocasião das atividades de confraternização.
6. Etapas:
Sensibilização através da leitura do Paradidático: “Uma história de Páscoa”, de Ana Maria Machado.
7. Atividades:
- Desenho do que mais gostou na história lida.
- Roda de conversa sobre o alimento do coelho, e a importância da cenoura na alimentação das pessoas. Pedir que observe como a família utiliza a cenoura na alimentação.
- Fazer uma atividade culinária “Suco do Senhor Coelho (cenoura com laranja)”
- Promover brincadeiras, seguindo pegadas e pistas deixadas através de charadas para encontrar surpresas deixadas pelos coelhinhos e compartilhar com toda a turma.
- Diariamente promover atividades musicais usando canções.
Obs.: Dependendo da idade dos alunos a pesquisa sobre o coelho pode ser aprofundada. Poderá também adotar o mascote “Dudu”.