Projeto Páscoa

1. Justificativa

A celebração da Páscoa quer queira quer não tem caráter religioso, pois os símbolos e a etiologia da palavra Páscoa são de origem judaica – passagem, renovação. Mesmo a Escola não sendo confessional o conteúdo histórico e social que o evento se fundamenta tem natureza religiosa.

É importante que se trabalhe com os alunos os valores sociais estruturantes que a celebração evidencia e que contribuem para a formação do educando.

Por isso o tema deverá ser abordado considerando virtudes e valores através de atividades lúdicas proporcionando momentos de reflexão, construção e fraternidade.

2. Cronograma:

3. Duração: 14, 15, 16 de abril.

4. Séries envolvidas: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

5. Objetivos:

  • Entender o significado dos símbolos coelho e ovo de páscoa.
  • Vivenciar a fraternidade através de atividade cooperativas.
  • Valorizar alimentos naturais por ocasião das atividades de confraternização.

6. Etapas:

Sensibilização através da leitura do Paradidático: “Uma história de Páscoa”, de Ana Maria Machado.

7. Atividades:

  • Desenho do que mais gostou na história lida.
  • Roda de conversa sobre o alimento do coelho, e a importância da cenoura na alimentação das pessoas. Pedir que observe como a família utiliza a cenoura na alimentação.
  • Fazer uma atividade culinária “Suco do Senhor Coelho (cenoura com laranja)”
  • Promover brincadeiras, seguindo pegadas e pistas deixadas através de charadas para encontrar surpresas deixadas pelos coelhinhos e compartilhar com toda a turma.
  • Diariamente promover atividades musicais usando canções.

Obs.: Dependendo da idade dos alunos a pesquisa sobre o coelho pode ser aprofundada. Poderá também adotar o mascote “Dudu”.

 

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