Projeto

02/12
ÀS 3:04 pm

Projeto interdisciplinar 2015 – “Oxente! Nordeste Danado de Bom!”

A posição geográfica do Nordeste foi responsável pela exploração das nossas riquezas pelo europeu, devastação do meio ambiente pela cultura da cana de açúcar e invasões estrangeiras.

O projeto interdisciplinar “Oxente! Nordeste Danado de Bom!” permitiu uma pesquisa aprofundada para melhor compreensão da história do Nordeste, entendendo melhor o momento atual.

Várias atividades foram realizadas, entre elas excursões pedagógicas ao Centro histórico de João Pessoa e Fortaleza de Santa Catarina; Recife Antigo e Museu Ricardo Brenand; cidade de Cabaceiras e Lajedo de Pai Matheus; Xingó e Paulo Afonso.

Os conhecimentos foram sistematizados e apresentados à comunidade dos pais e alunos usando várias formas de expressão: teatro, dança, telejornal e multimídia.

Os alunos do 2º Ano do Fundamental I, através da música “Ponta do Seixas”, apresentou coreografias lembrando a beleza da nossa cidade e o ponto mais oriental do Brasil. O 3º ano falou da nossa história coreografando a música “Meu Sublime Torrão”. A coreografia do 4º ano, “Sisões Sertanejas”, retratou o cotidiano da vida no sertão. O 5º ano, ao som do “Quinteto Armorial”, retratou os movimentos da vida nos engenhos.

A pré-história, a miscigenação e o cangaço foram apresentados pelos alunos do Fundamental II e Ensino Médio. O 8º trouxe a música “Fuá na casa de seu Cabral” (Mestre Ambrósio) numa referencia à visão europeia de paraíso tropical do ocidente.

Foram encenadas entre outras: “As aventuras do guerreiro do cabelo de kisuke”.

Parabéns à equipe pedagógica que conseguiu envolver todos os alunos em um projeto rico em conhecimentos e de muito crescimento interpessoal e vivência de valores humanos.