Projeto Pequenos Pesquisadores

Justificativa

Nos últimos anos a produção de conhecimentos científicos cresceu muito, especialmente na área das Ciências Naturais, o progresso é visível. Em consequência, o ensino nesta área tornou-se objeto de reflexão pelos educadores.

Trabalhar Ciências Naturais é tão importante quanto ensinar a ler e a escrever, pois a iniciação científica deve ser mediada na 1ª infância quando acontece a fase dos “por quê”.

Do ponto de vista da Educação Ambiental, acreditamos que quanto mais cedo as crianças sejam despertadas para a importância da conservação da vida no meio ambiente, mais chances terão de se tornar adultos conscientes e responsáveis por suas atitudes.

Pequenos Pesquisadores! Conhecer para Proteger, projeto interdisciplinar que visou sensibilizar os alunos da Educação Infantil a conhecer animais silvestres que frequentemente são encontrados nas áreas urbanizadas da nossa cidade.

 Objetivos

  •  Desenvolver o gosto pela pesquisa;
  •  Conhecer características dos animais pesquisados e a importância da preservação do seu habitat para que possa continuar existindo na natureza;
  •  Motivar os alunos a serem disseminadores de ideias e posturas ecologicamente corretas.
  •  Valorizar a fauna e o ecossistema preservando o habitat dos animais silvestres.

Etapas do Projeto

Sensibilização

1.         Através da exploração de histórias da literatura infantil, da criação de mascotes e personagens, os alunos foram despertados a buscar mais conhecimento da vida animal.

Cada turma foi responsável por um animalzinho: Maternal I – A formiga, Maternal II – O jacaré, Jardim I – O Bicho – Preguiça, Jardim II –  A tartaruga marinha.

2.         Numa roda de conversa os conhecimentos prévios foram levantados, uma relação das curiosidades dos alunos pelo tema foi registrada.

3.         Momento da pesquisa e busca de informação:

Os alunos pesquisaram na biblioteca, em vídeos, gravuras, livros paradidáticos. Uma pesquisa orientada para ser feita com os pais foi enviada para casa.

Os conteúdos trazidos foram discutidos e sistematizados através de murais desenhos e construção de texto coletivo.

 Sequencia de atividades

  •  Construção do habitat do animal pesquisado através de maquetes.
  •  Usando o que aprenderam sobre a anatomia criaram um raio x, identificando as partes do corpo onde o vocabulário foi explorado.
  •  Tendo o mascote e as informações ficou fácil uma produção textual – uma historinha criada coletivamente.
  •  A música e a dança foram vivenciados através das coreografias apresentadas aos pais no dia da culminância.

 Culminância

Aproveitando a data em que comemora-se o Dia da Árvore, a Escola convidou os pais para visitar as produções dos alunos, ver as coreografias e as mensagens de conservação ambiental.

 

Coordenação: Francisca Figueiredo Rolim

Professoras: Fátima, Ana Claudia, Aldenir, Erica, Michelle e Simone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *