Projeto

27/01
ÀS 10:37 am

Projeto #ShakespeareLives 2016

As tragédias de Shakespeare representam seus maiores sucessos na dramaturgia. Elas apresentam um estudo profundo sobre a natureza humana. A importância das obras de Shakespeare vem sendo perpetuada através dos tempos, tanto pelos textos originais, quanto pelas diversas expressões artísticas que neles se inspiram. Suas peças são testemunhos de sua genialidade e traduzem o aproveitamento criativo de tradições antigas, bem como a influência de ideias de seus contemporâneos, e parecem dever sua permanência e perpetuação a vários fatores, dentre os quais, ao fato de tratarem especialmente de temas universais relacionados à natureza humana, como por exemplo, suas motivações, defeitos, virtudes e comportamentos. Em suas peças encontra-se não só uma imensa diversidade de tipos humanos, mas também a representação de diferentes classes sociais. Como homem do Renascimento, ultrapassou as fronteiras nacionais.

Através de uma performance moderna, os alunos tentaram expressar de forma artística todo sentimento e ideia que as obras de Shakespeare representam hoje e como, mesmo após séculos, seus textos podem ser lidos e interpretados. Sabendo que os dramas shakespearianos são carregados de imagens, por seu próprio objetivo de criação: o palco, esse vídeo mostra uma leitura de alguns personagens famosos através de imagens. Resguardando as especificidades da linguagem imagética, é interessante observar que as peças de Shakespeare demonstram potencialidades reveladoras da capacidade de adequação de suas tramas para tratar dos conflitos humanos em diferentes contextos. Assim, cada personagem retratado traz a significação de seu drama vivido nos textos e, simbolicamente, tentam expressar seus sentimentos.

Dessa forma, esperamos que esse trabalho possa contribuir para a perpetuação do legado de William Shakespeare, o mais importante dramaturgo da literatura ocidental, criador de obras sempre instigadoras e que permanecem vivas até hoje.