A Robótica é uma área de pesquisa multidisciplinar que envolve conceitos de diferentes áreas fomentando a manipulação de robôs para desempenhar as mais variadas tarefas, com a característica de desenvolver nos alunos o trabalho em equipe, o que proporciona o autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito às diferentes opiniões.
Para os alunos, a robótica é uma excelente ferramenta para exercitar na prática conceitos e teorias relacionados as diferentes disciplinas, tais como:
- Geometria: análise de formas geométricas;
- Física: Conceitos de Movimento Uniformemente Variado, Força Resultante Normal, Atrito, Aceleração, Aceleração da Gravidade, Conceitos de Massa, Peso, Velocidade, Espaço e Tempo;
- Matemática: Cálculo do Intervalo de Tempo, Função, Trigonometria, Cálculo de Área, Volume, Ângulos;
- Português: Elaboração de relatórios, discussão de projetos, interpretação;
- Informática: uso de programas de computador, linguagem de programção, algoritmo, raciocínio lógico dedutivo.
1. Objetivo
A realização do projeto de robótica educacional tem por objetivo proporcionar ao aluno aplicações práticas de conteúdos aprendidos em sala de aula, bem como instigar a curiosidade e a criatividade do mesmo, para solucionarem diversos tipos de problemas, através de experimentos utilizando o Kit Robotics da Modelix.
2. Sobre o Projeto
O Projeto Robótica Educacional Carl Rogers visa a aplicação de robôs como uma ferramenta didática no ensino de conteúdos visto em sala de aula de forma prática. O objetivo é instigar a criatividade e curiosidade dos alunos, bem como promover o trabalho em equipe, autonomia e maior exploração de sua capacidade lógico-dedutiva.
Dentre as justificativas deste trabalho, destaca-se proporcionar ao aluno vivenciar a Robótica no seu cotidiano, proporcionando um trabalho dinâmico, criando condições de contextualização e discussão diversificada, que conduzem professor e aluno a uma interação com o projeto e conteúdo proporcionando uma aprendizagem significativa.
O kit utilizado será o Robotics da Modelix. Com esse kit é possivel construir robôs de diferentes formatos que podem ser utilizados nas mais variadas atividades. O mesmo é composto por diferentes blocos funcionais ou peças, tais como: sensores; motores; servo-motor; correias; rodas, etc.
Serão propostos uma série de problemas-desafios pré-elaborados, onde os alunos utilizarão os conhecimentos adquiridos nas disciplianas pré-estudadas para construir diversos robôs que satisfaçam condições inerentes a cada problema.
Para cada atividade será formada dois grupos de cinco alunos e apresentado o problema em que os mesmos serão orientados a resolvê-los, usando os kits de robótica.
3. Metodologia
As aulas serão práticas. A cada semana será apresentado e concluído um projeto, em que os alunos serão desafiados a pensar sobre o problema proposto, associando com conteúdos estudados. Será apresentada a linguagem de programação, oferecendo ao aluno, todo suporte técnico, para o aprendizado, bem como, será instigado ao aluno o pensamento de outros possíveis “caminhos” para a proposta apresentada.
Cada aula terá a seguinte estrutura, em duas etapas:
Primeira etapa:
- Apresentação do problema-desafio e peças necessárias para desenvolver o projeto;
- Elaboração do projeto – discussão da parte teórica;
- Montagem e estruturação, bem como discussão de como resolver problemas da parte mecânica, quais cálculos serão necessários para o funcionamento do projeto;
Segunda etapa:
- Essa aula será com o uso do computador, com apresentação de algoritmos;
- Discussão de quais os passos para o funcionamento do robô;
- Execução e fechamento (verificação se o robô funcionou – no caso de não funcionamento, o erro será discutido por todos, afim de que os mesmo encontrem o erro, e assim determinem o caminho provável para o funcionamento.
Descrição das aulas:
1) Minicurso de Elétrica: com este minicurso o aluno vai ter uma noção de elétrica básica.
2) Modulo 1: Montagem de Projetos sem programação. A montagem será passo a passo, através do uso de slide. Neste módulo, o aluno vai começar a desenvolver as competências de coordenação motora através da montagem dos projetos físicos, além de aprender como fazer as ligações elétricas e funcionamento de motores.
Projetos passo a passo: (com apresentação em slide)
1 – Projeto Alarme Sonoro com Sensor de Luz
2 – Projeto Cancela de Estacionamento
3 – Projeto Guindaste Movido a Polia e Motor
4 – Projeto Manual Construíndo um Eletroímã
5 – Projeto Patinete Dirigível Motorizado
6 – Projeto Plataforma de Petróleo
7 – Projeto Telégrafo Sonoro com código Morse
8 – Projeto Veículo Motorizado com Transmissão de Movimento por Polias
3) “Curso de Iniciação à Robótica”: este é um curso com o uso do micro controlador. É composto de 05 aulas onde os alunos terão seu primeiro contato com a programação utilizando apenas os recursos onboard do microcontrolador.
4) Programação por simulação: Neste curso os alunos terão aulas usando apenas o computador, sem a utilização de projetos físicos. Os projetos são cenários do próprio programa que, com ajuda do professor, os alunos irão aprender a programação e ver o resultado nos próprios projetos que estão na tela do computador.
5) Módulo 2: Montagem dos projetos com programação. As montagens serão passo a passo, através do uso de slide.
1 – Projeto Cancela de Estacionamento com programação
2 – Projeto Guindaste com programação
3 – Projeto Patinete com programação
4 – Projeto Plataforma de Petróleo com programação
5 – Projeto Caixa com Trava com programação
6) Com o avanço das aulas, os alunos estarão preparados para montar os projetos desenvolvidos com o consenso do grupo de alunos. A partir disso, os alunos utilizarão a criatividade para projetar e colocar em prática. Chegando ao principal objetivo de nosso curso que é o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, como: raciocínio lógico, empreendedorismo, liderança, criatividade, capacidade psicomotora, busca de novos conhecimentos e troca de informações entre os colegas.
4. Equipe Responsável
Ao professor responsável caberá:
4.1.Promover e incentivar a participação dos alunos;
4.2.Acompanhar e gerenciar a participação dos alunos em cada etapa do projeto;
4.3.Definir uma apresentação e elaborar um calendário para realização da apresentação dos projetos elaborados pelos alunos que não interfira no calendário escolar;
4.4.Elaborar problemas-desafios a serem trabalhados pelos alunos;
4.5.Avaliar e apresentar os projetos das equipes envolvidas.
À coordenação caberá:
4.6. Promover e incentivar a participação dos alunos;
4.7.Dar suporte e assitência a realização do projeto na escola.