Projeto

27/01
ÀS 10:57 am

Projeto Games 2016

Apresentação

O projeto Kodu Game Lab é uma plataforma da Microsoft para desenvolvimento de Games para serem executados em PC e Xbox 360. O software é de fácil utilização e entendimento, voltado para jovens e adolescentes, em que os mesmos terão a possibilidade de trabalhar com a programação e criar os seus próprios jogos.

O Kodu fornece um ambiente de trabalho criativo, em que as crianças e adolescentes podem usar a sua imaginação para projetar, construir cenários, personagens afim de executar os seus próprios jogos.

A interface de programação através de ícones facilita o processo de ensino e aprendizagem da programação, abrindo janelas para que o sistema de programação possa ser utilizado a partir de qualquer temática abordada em sala de aula.

Embora não seja uma programação clássica, fornece conceitos de design avançado do jogo em forma simples, ajudando a desenvolver a lógica, matemática e localização geográfica dos alunos.

 

Objetivo

O projeto Games tem como objetivo criar um jogo voltado para área educacional, com um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio da Escola Carl Rogers, abondado a temática “Meio Ambiente”.

 

Resultados

A partir do monitoramento do professor Eládio Júnior, os alunos foram apresentados ao programa Kodu Game. Aprenderam a utilizar os principais ícones de programação, como por exemplo: inclusão do cenário, inclusão e programação dos personagens, sistema de pontuação (positivo e negativo), locomoção do personagem e objetivo do jogo.

Dessa forma, foram obtidos os seguintes resultados:

  • Alunos do 9º ano E.F. – Elaboraram um jogo composto por uma fase, em que o personagem principal iria lutar a favor da preservação do Meio Ambiente terrestre e marinho.
  • Alunos do 1º ano E.M. – Elaboração de 6 fases do jogo, em que o personagem principal fazia uma retrospectiva histórica até os dias atuais, abordando a questão ambiental.