Projeto

27/01
ÀS 11:09 am

Projeto Interdisciplinar 2016 – “Do Teatro ao Cinema”

Apresentação

O ser humano é, em si, dinâmico. Além de modificar o meio em que vive, ele também recebe as marcas e consequências das atitudes que toma. Um exemplo bem próximo a nós referente a essa questão é a seca nordestina. Seria ela resultado apenas de uma inevitável característica ambiental? Não estaria também enraizada e alimentada por uma seca existente no interior do próprio homem? Dessa forma, haveria apenas fenômeno climático ou coexistindo um estado humano: emocional, psicológico, social?

 

TEMA:

Existem várias maneiras de interpretar essa palavra possivelmente cada vez mais contemporânea: SECA. Pense, crie e faça a sua abordagem, seja pelas disciplinas exatas (Matemática, Física, Química), biológicas (Ciências, Biologia, Educação Física), seja pelas disciplinas humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Artes, Línguas).

 

Assim, reconhecemos que o Teatro e o Cinema, enquanto arte, oferecem-se como formas de expressão dinâmicas e criativas, que favorecem o estudo de diversos temas através de diferentes leituras do conhecimento humano.

Dessa forma, este projeto consubstancia-se como meio de ampliar o conhecimento sobre o Teatro e o Cinema enquanto arte e seu aproveitamento como ferramenta didática para o processo de ensino-aprendizagem de vários componentes curriculares.

 

Justificativa

Estamos inseridos em uma sociedade na qual os meios de comunicação estão presentes em todos os momentos de nossas vidas. O mundo do audiovisual seduz pela sua velocidade de divulgação e pelo entretenimento. Essa sedução tem um alcance avassalador sobre as pessoas, especialmente crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a escola deve tentar adaptar-se a essa nova forma que o mundo se comunica e se organiza.

O Teatro está presente na História da humanidade desde a Antiguidade, sendo vista como expressão artística, didática e entretenimento. É inegável que o seu papel nas sociedades seja importante e garantido. Através dele temos refletido sobre a condição humana e toda sua trajetória.

Nesse contexto, reconhecemos que as artes acompanham a trajetória do desenvolvimento social e tecnológico pelos quais o mundo tem passado e, ao lado do Teatro, o Cinema garante seu espaço a partir do século XX.

Diante disso, e em meio a todas as tecnologias da informação e comunicação que se apresentam, o cinema oferece-se como recurso didático de grande valor. À medida que se caracteriza como a 7ª ou a grande arte, o cinema consegue captar e dialogar com todas as outras artes e se desenvolver de forma moderna, proporcionando um material amplo que pode e deve ser aproveitado para a sala de aula de diversas áreas.

 

Objetivos

Reconhecer o Teatro e o Cinema como ferramenta didática para a sala de aula, estudando suas histórias, estruturas, técnicas e inúmeras formas de aproveitamento para o trabalho interdisciplinar com todas as áreas de conhecimento.

 

Metodologia

As atividades do projeto serão desenvolvidas em duas etapas.

A primeira etapa, mais teórica, tratará do estudo dos elementos que caracterizam as duas artes e de exibição de filmes para estudos de diversos temas, bem como realização de palestras e debates.

A segunda etapa tem um caráter mais prático, desenvolvendo juntos aos alunos atividades de ensaios de peças e produção de vídeos para a mostra competitiva, de acordo com o tema desse projeto.

 

Sugestões para abordagens por disciplina:

Literatura – Estudo do texto dramático e adaptações de obras literárias para o cinema  e o aproveitamento da estrutura do gênero narrativo.

Arte – Por que 7ª arte? Cinema: arte x indústria do entretenimento.

História – a história do cinema e a influência/participação nos fatos históricos. Cinema brasileiro e paraibano.

Sociologia – Cinema como instância social.

Filosofia – cinema é arte: expressão do humano.

Inglês – A maior expressão do cinema é em língua Inglesa e pode colaborar com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

Espanhol – pode colaborar com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

Geografia – Podemos conhecer o mundo através dos filmes.

Redação – estudo e produção de gêneros textuais: roteiro, resenha crítica, sinopse, reportagem, artigo de opinião.

Filmes produzidos: